Cão recebe treinamento com placenta doada por universidade para localizar vítimas em escombros em Petrópolis

Guarda Civil de Petrópolis treina cão para resgates em deslizamentos Com a proximidade do período mais chuvoso do ano, a Guarda Civil Municipal de Petrópoli...

Cão recebe treinamento com placenta doada por universidade para localizar vítimas em escombros em Petrópolis
Cão recebe treinamento com placenta doada por universidade para localizar vítimas em escombros em Petrópolis (Foto: Reprodução)

Guarda Civil de Petrópolis treina cão para resgates em deslizamentos Com a proximidade do período mais chuvoso do ano, a Guarda Civil Municipal de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, ganhou um aliado importante para atuar em casos de deslizamentos de terra: Taurus, um pastor belga malinois que está recebendo treinamento específico para localizar vítimas soterradas. O preparo é feito com placenta doada pela Universidade de Vassouras. O material serve como fonte de odor e é apresentado diariamente ao animal em diferentes condições, como profundidades variadas, terrenos acidentados e sob influência de chuva ou calor. Com menos de um ano de idade, Taurus faz parte do Grupamento de Operações com Cães e vem sendo preparado há nove meses, desde que chegou ao canil da corporação. A preparação é exclusiva para atuação em cenários de escombros. 📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp. O objetivo de reduzir o tempo de localização das vítimas, aumentando as chances de sobreviventes. A ideia é que o cão consiga sinalizar o local da vítima por meio de latidos, o que facilita a comunicação com os agentes durante uma operação. Cão em treinamento é Taurus, um pastor belga malinois com menos de um ano de idade. Divulgação A Guarda Civil Municipal de Petrópolis já possui histórico de atuação em buscas desse tipo. Em 2022, durante o maior desastre natural registrado na cidade, um cão do canil ajudou a localizar 18 vítimas. Escolha da raça De acordo com os agentes, a raça foi escolhida pela força, resistência e facilidade de adaptação a terrenos instáveis. Além de ser preparado para detecção das vítimas, Taurus passa por treinamento de socialização para manter o foco em ambientes com grande circulação de pessoas, como bombeiros e familiares. Os condutores do animal também recebem capacitação específica e seguem os protocolos do Corpo de Bombeiros. A atuação da Guarda ocorre apenas após autorização dos bombeiros e acionamento da Defesa Civil, respeitando normas de segurança para evitar novos riscos no local.

Fale Conosco